Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Monitoramento da A3P

Desde 2010, a avaliação da A3P baseia-se em um Relatório de Monitoramento elaborado anualmente pelos parceiros e que tem por referência o Plano de Trabalho das instituições parceiras. O Relatório de Monitoramento é um dos mecanismos de análise de desempenho da A3P e sua entrega anual está prevista no Termo de Adesão (Cláusula terceira, inciso I, alínea I). Atualmente, o Relatório de Monitoramento é encaminhado à A3P em formato digital através do Ressoa, a plataforma responsável por receber e manter os dados referentes ao monitoramento do consumo de recursos dos órgãos públicos. Esse sistema de monitoramento também auxilia como uma ferramenta de gestão, uma vez que permite acompanhar metas e consolidar informações.  


No Ressoa constam apenas os indicadores básicos que possibilitam a criação de um banco de dados da implantação da Agenda nas instituições. Entretanto, cada instituição pode utilizar os indicadores que considerar pertinentes à sua realidade, projetando ações nas áreas mais relevantes em seus órgãos. Os indicadores são divididos em duas categorias: comuns e especiais. Os comuns são relativos a dados brutos, ou seja, a informação em si. Os especiais envolvem outros dados e cálculos, além de informações que são consideradas essenciais para verificação da sustentabilidade da instituição.

O preenchimento do formulário anual é de suma importância, uma vez que os dados recolhidos integrarão o primeiro banco de dados se ações sustentáveis da administração pública, possibilitando uma análise detalhada dos impactos gerados. Além disso, a plataforma permite que o monitoramento seja feito virtualmente, evitando o uso de meios físicos.

 
Confira, abaixo, modelos de indicadores: 
Indicadores de desempenho da A3P 

linha verde 02b
Fim do conteúdo da página