Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

4ª Edição - 2009

No dia 01 de dezembro de 2009 foi realizada a IV edição do Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública. Este fórum teve como tema principal "Produção e Consumo Sustentável" tendo sido apresentados cinco painéis relacionados ao tema (as apresentações desses painéis encontram-se abaixo). A IV edição do Fórum contou com a participação de mais de 260 pessoas e foi realizado no Auditório da Escola Superior de Magistratura Federal em Brasília.

A realização do fórum teve como intuito promover um espaço para a troca de experiências entre os parceiros da Rede A3P e fortalecer o papel das comissões gestoras dos diferentes órgãos que já implementam ações desta Agenda em todo o território nacional tendo sido direcionado aos órgãos  governamentais e afins, entidades que desenvolvam ações de gestão ambiental e/ou parceiros da Rede A3P, representantes da academia entre outros.

Apresentações dos palestrantes do IV Fórum


• Processo de Marrakesh – Plano de Ação para Produção e Consumo SustentávelSamyra Crespo – MMA

Mudanças Climáticas Globais – Possibilidades de Mitigação e Adaptação no BrasilMarcos Aurélio Vasconcelos de Freitas – Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais

Compromisso Brasileiro – Empregos Verdes - Paulo Sérgio Mouçaçah – Organização Internacional do Trabalhos

Sustentabilidade do Setor PúblicoEliomar Wesley Rios – Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão

• Práticas de Sustentabilidade Socioambiental

   1. Caixa Econômica FederalJean Benevides e Sérgio Link;
   
   2. Prefeitura Municipal de São PauloThais Horta;


   3. Conselho Nacional de Justiça.


linha verde 01 05b

linha verde 01 05b

Após as apresentações dos painéis e debates foi realizado a solenidade de premiação do 1º Prêmio "Melhores Práticas da A3P". Na solenidade de premiação compuseram a mesa o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, a Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Samyra Crespo, o representante da UNESCO Celso Salatino Schenkel, a representante do PNUMA  Cristina Montenegro e o desembargador-presidente do Tribunal Regional Federal da 1º Região Antônio Prudente.

O 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P teve o apoio do  PNUMA e UNESCO e teve como intuito dar visibilidade às iniciativas de cunho socioambiental, estimular a replicação das iniciativas bem-sucedidas e reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público, que possuem o Termo de Adesão, na promoção e na prática da A3P. Na primeira edição do Prêmio foram inscritos 44 projetos de 21 diferentes instituições públicas.

linha verde 01 05b

Veja também

• 2005 - 1º Fórum A3P

linha verde 02b

Fim do conteúdo da página