Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Oficinas de Qualificação


1. A equipe técnica do Departamento do Patrimônio Genético desenvolve, mediante solicitação, oficinas sobre Acesso, Proteção dos Conhecimentos Tradicionais e Repartição de Benefícios em comunidades indígenas e locais tais como: quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos, e outras.

2. As atividades incluem a sensibilização e a problematização do tema com uso de técnicas teatrais.

3. As oficinas permitem uma compreensão do tema e a aproximação deste à realidade local, viabilizando assim, um diálogo com as comunidades no qual são abordados elementos da legislação como a Anuência Prévia, a Repartição de Benefícios, o papel do CGEN, etc, na perspectiva da construção dos direitos das comunidades sobre seus conhecimentos tradicionais e o patrimônio genético que conservam.

4. Iniciadas em 2004, já foram realizadas 27 oficinas nos estados do Acre, Pará, Amapá, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Maranhã e Tocantins. Veja o folder das oficinas.

5. Entre em contato como o Departamento do Patrimônio Genético para saber mais ou para realização de oficina O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..


Oficinas realizadas em 2009:


06 e 07/08 - Oficina realizada no Crato-CE.  Veja o folder.

22 e 23/08 - Oficina realizada na comunidade Ponte de Mateus-BA. Veja o folder.

12/09  -  VI Encontro Nacional e Feira dos Povos do Cerrado, Brasília-DF.





Fim do conteúdo da página