Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > MMA em Números > Biodiversidade - Flora
Início do conteúdo da página

Biodiversidade - Flora

Signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), de 1993, o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo. A flora catalogada no país reúne mais de 46 mil espécies.  


                                                    Tabela 1. Número de espécies conhecidas no Brasil

tabela-flora-do-brasil-2017

[1] Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br. Acesso em: Nov/2016


Espécies ameaçadas de extinção


Em dezembro de 2013, o Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) concluiu a avaliação do estado de conservação de 4.617 espécies da flora brasileira. Esse estudo subsidiou a atualização da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção. Atualmente, são 2.113 espécies da fauna consideradas ameaçadas em diferentes categorias: Extinta na Natureza - EW; Criticamente em Perigo - CR; Em Perigo - EN; e Vulnerável – VU (Tabela 2 e Figura 1). As principais ameaças identificadas são: perda de habitat devido a expansão agrícola e grandes obras de infraestrutura; sobre-explotação e tráfico, e espécies exóticas invasoras.


                                                   Tabela 2. Número de espécies ameaçadas por categoria de ameaça

tabela-flora-do-brasil-2017-02

tabela-flora-do-brasil-2017-03
Fig.  Número de espécies ameaçadas da flora e categorias de ameaça de cada grupo taxonômico (CR: Criticamente em perigo, EN: Em perigo, e VU: Vulnerável).


Para mais informações, acesse a seção Flora Ameaçada. 


Departamento de Conservação e Manejo de Espécies
Secretaria de Biodiversidade
Ministério do Meio Ambiente


Fim do conteúdo da página