Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Segunda, 15 Maio 2017 19:00

Esporte estimula educação ambiental

Gilberto Soares/MMA
Ação: proteção ambiental

Atividade da Copa Verde 2017, promovida pela CBF Social com apoio do Ministério, chama a atenção para conservação do meio ambiente.


LETICIA VERDI 

Enviada especial a Belém

Nesta segunda-feira (15/05), em Belém (PA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoiou ação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que uniu futebol e sustentabilidade, às vésperas da final da Copa Verde 2017. A ação, chamada Festival de Futebol, envolveu 100 crianças atendidas pela Fundação Pró Paz, do governo do Pará, em atividades lúdicas sobre meio ambiente. O evento contou também com apoio da Cruz Vermelha Brasileira. 

A inciativa da CBF Social aconteceu pelo segundo ano consecutivo. “Estamos usando o futebol como ferramenta para transmitir mensagens importantes sobre sustentabilidade”, disse o gerente do programa, Diogo Netto. Seis exercícios formavam um circuito no campo de futebol, com cones e discos coloridos representando árvores, animais, resíduos sólidos e água. 

“Cada exercício dizia respeito a uma questão: não à caça ilegal, combate ao desmatamento, plantio de árvores, focos de incêndio, reciclagem de lixo e união entre as pessoas. O professor passava os conceitos de forma simples e clara e expunha as regras do jogo”, explicou o gerente da CBF Social. 

Carlos Murilo, de 10 anos, gostou muito da atividade. “Tínhamos que separar o lixo e jogar futebol sem acertar nos cones, que eram as árvores que não podemos derrubar”, contou.  “Aprendemos coisas da natureza, não tirar as plantas do lugar”, disse Mateus Cesário, de 12 anos. “Jogamos juntos, de mãos dadas, e foi muito legal”, comemorou Cleverson Vitor, de 8 anos.

CULTURA DA PAZ

A Fundação ProPaz é uma instituição do governo do Pará que atende 430 crianças de oito a 18 anos em situação de risco. “Nosso mote principal é a disseminação de cultura de paz. Por meio das atividades de arte, cultura, esporte e lazer, desenvolvemos atividades que discutem princípios como respeito, solidariedade, amizade e amor”, detalha a pedagoga e coordenadora do polo ProPaz UFPA, Regina Damasceno. “Oferecemos um universo de instrumentos para elas de desenvolverem”. Para a diretora nacional de voluntariado da Cruz Vermelha, Anete Angélica, a criança é o principal multiplicador de ideias. “A criança leva a mensagem e cobra do adulto”, disse.

FINAL

A partida final da Copa Verde 2017, entre Paysandu e Luverdense, acontece nesta terça-feira (16/05), às 20 horas, no estádio do Mangueirão, em Belém. Antes da partida, o secretário executivo do MMA, Marcelo Cruz, conduzirá a cerimônia de premiação do concurso de redação e vídeo, que mobilizou mil e 800 jovens pelo Brasil. Os vencedores vão receber uma camisa da seleção brasileira autografada e participarão da fase cidadã do Fórum Mundial da Água em março de 2018 em Brasília. 

Pela manhã, acontece a oficina de consumo consciente com 50 crianças, oferecida pelo Instituo Akatu, no estádio do Mangueirão. À noite, durante a final, serão distribuídos 1,5 mil copos ecológicos (Meu Eco Copo) aos torcedores. Já o material descartado durante o jogo será reciclado por cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Fotos: Gilberto Soares/MMA

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227/ 1311/ 1437



Fim do conteúdo da página