Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quinta, 22 Dezembro 2016 16:30

Ministério reabre biblioteca em Brasília

Foto: Gilberto Soares/MMA
Elisabet (à esquerda) e equipe

Equipamento foi modernizado e disponibiliza um acervo de 13 mil obras impressas e multimídia. O espaço também é aberto à comunidade. 


WALESKA BARBOSA 

A poucos dias de se aposentar, a servidora pública Elizabet da Mata viveu, na manhã desta quinta-feira (22/12), a emoção de poder cortar a fita de reinauguração da Biblioteca do Ministério do Meio Ambiente, órgão onde atua há 21 anos.

Beth é a chefe da biblioteca, mas nos últimos dois anos estava empenhada na reabertura do espaço, fechado porque um parecer técnico do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) indicou a infestação da mobília por insetos.

“Como estamos no MMA procuramos reaproveitar materiais, dentro do conceito da sustentabilidade. Mas recebemos a recomendação de trocar tudo, o que só aconteceu agora”, explica.

Veja mais fotos do evento

O foco em materiais sustentáveis está presente no novo projeto. Uma parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Samambaia, garantiu a restauração da mobília doada pela Universidade de Brasília (UnB). Painéis de marchetaria com espécies de madeiras brasileiras, disponibilizadas pelo SFB, deram sofisticação ao lugar. 

“É a realização de um sonho entregar este equipamento assim, reformado e tão bonito”, diz Beth. O acervo é de 13 mil publicações impressas e multimídia. Os títulos tratam sobre meio ambiente e temas afins, disponíveis para consulta e empréstimos (apenas a servidores). A biblioteca conta com salas de estudo, convivência e multiuso e mesas com computadores individuais para consulta.

O coordenador geral de Gestão Administrativa, Ericsson Lima Macedo, da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, aproveitou a ocasião para homenagear e agradecer pelos esforços de Elisabet da Mata e de outro funcionário, Otávio Paz. Segundo Lima, os dois foram fundamentais para que a reforma fosse concluída. “Entregamos este espaço não apenas aos servidores do MMA e suas vinculadas, mas à toda a sociedade”, afirmou. 

A reinauguração faz parte das atividades de comemoração dos 24 anos do Ministério do Meio Ambiente, completados no dia 19 de novembro. 

GESTÃO

De acordo com bibliotecário Jonatas Camacho, toda biblioteca deve ser encarada como um organismo vivo e em crescimento. À frente da equipe que cuidou das mudanças implantadas, ele explica que a do MMA recebeu um novo software de gestão e que todas as variáveis para o seu bom funcionamento foram pensadas. “Manutenção, empréstimo, logística, seleção, aquisição e descarte de material – tudo está alinhado às novas tecnologias de informação e pensado em um projeto a longo prazo”, disse. 

Além de preservar a memória institucional, o espaço tem a função de democratizar a informação ambiental. Para o servidor público Layo Aguiar, foi uma alegria participar da reabertura do lugar, que ele frequentava e recomendava, quando atuou no MMA.

“Eu usava a biblioteca para tudo, pesquisar, ler, fazer empréstimos e aprendi muito aqui. Acompanhei quando os problemas começaram a aparecer e agora voltei para ver as mudanças. Gostei muito. Está muito bonito. Vou voltar a frequentar e a indicar aos amigos”. 

SERVIÇO

Biblioteca do Ministério do Meio Ambiente (Biblioteca do MMA)

Horário de funcionamento: 8h às 18h

SEPN - Quadra 505 norte, Bloco B, Lote 02, Térreo, Ed. Marie Prendi Cruz

Telefone: +55 61 2028-2199 / +55 61 2028-2184

Site: www.mma.gov.br/biblioteca

E-mail: biblioteca@mma.gov.br

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227



Fim do conteúdo da página