Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Construção de Indicadores

A estratégia de criação do conjunto de indicadores relacionados às atribuições do Ministério do Meio Ambiente envolveu, inicialmente, duas etapas:

1ª etapa (curto prazo: Julho de 2009)

Conjunto de indicadores mínimos disponibilizados no sítio eletrônico do MMA. Neste momento o esforço é interno. Estão sendo construídos indicadores que retratam a situação do meio ambiente em nível nacional, cuja formulação está sob a responsabilidade dos departamentos do MMA e vinculadas - Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

2ª etapa (médio prazo: Agosto de 2009 a Julho de 2010)

Objetiva-se formatar uma metodologia para organização de um conjunto de indicadores que envolvam a continuidade da 1ª etapa. Visa-se o aperfeiçoamento dos indicadores já disponibilizados e a inclusão de novos indicadores, não apenas de âmbito nacional, mas também advindos de outras fontes, como dos Órgãos Estaduais do Meio Ambiente.

Para facilitar o acesso público aos indicadores ambientais, os mesmos serão disponibilizados em forma de textos resumidos, acompanhados de gráficos e tabelas que permitam uma melhor visualização e compreensão dos assuntos tratados. Cada texto compreende links que permitem acessar informações complementares como as folhas metodológicas de cada indicador.

A apresentação dos textos será realizada em formato PDF e serão classificados segundo os indicadores-chaves da OCDE que compreendem os seguintes grupos: Mudanças Climáticas; Camada de Ozônio, Qualidade do Ar, Geração de Resíduos Sólidos, Qualidade da Água (doce), Recursos Hídricos, Recursos Florestais, Recursos Pesqueiros, Recursos Energéticos e Biodiversidade.
Fim do conteúdo da página