Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Gestão Territorial > Gerenciamento Costeiro > Projeto Orla > Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais
Início do conteúdo da página

Campanhas de Conservação da Biodiversidade Marinha

Campanha Conduta Consciente em Ambientes Recifais (Recifes de Coral)

Essa iniciativa faz parte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais promovida pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Esta campanha foi desenvolvida em 2001, com apoio financeiro da Convenção de Ramsar, e  em parceria com os gestores das unidades de conservação (IBAMA), com a Universidade Federal de Pernambuco, e com  o Instituto Recifes Costeiros. O objetivo é  informar aos usuários de unidades de conservação e de ambientes com recifes de coral sobre a importância da preservação dessas áreas e incentivar uma prática responsável durante as atividades recreativas em locais com recifes de coral.  Em 2005 a campanha recebeu apoio financeiro da NFWF - National Fish and Wildlife Foundation em parceria com a ONG Mater Natura. De 2006 a 2012  outros parceiros  também participaram da divulgação da campanha como o Projeto Coral Vivo (BA/RJ), a ONG Oceânica (RN) , o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas( IMA-AL), o Parque Nacional Marinho de Abrolhos (ICMBio), a Secretaria de Meio Ambiente de Caravelas (BA), a ONG Promar de Itaparica - BA, entre outros. No momento a campanha está sendo reavaliada. Para outras informações, favor escrever para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

• Adesivo

• Cartaz

• Livro para Multiplicadores da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais


Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Marinhos

Ela foi lançada com o objetivo de divulgar a importância de se preservar os ambientes marinhos e incentivar uma prática responsável a ser adotada nas atividades turísticas que envolvam observação de mamíferos marinhos (baleia franca e baleia jubarte) e divulgar maneiras de contribuir com a pesquisa sobre o encalhe desses animais. A parceira para o desenvolvimento do material foi desenvolvida com o ICMBio/APA da Baleia Franca em Santa Catarina e com o ICMBio/Parque Nacional Marinho de Abrolhos e o Instituto Baleia Jubarte.

Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Marinhos - Baleia Franca
Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Marinhos - Baleia Jubarte


Campanha de Conduta Consciente em Praias


A campanha foi desenvolvida em parceria com o Instituto Ratones, o Programa Bandeira Azul de Certificação de Praias , o Projeto Orla/MMA, a Universidade Federal de Pernambuco/LEGECE e a ONG Paranampuka com o objetivo de divulgar informações sobre a praia, sua biodiversidade e dicas sobre saúde, segurança e de como visitar esses locais, sem causar muito impacto.

Adesivo

Livreto

Fim do conteúdo da página