Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Acordo de Cooperação Técnica Brasil/Angola

O acordo de cooperação entre Brasil e Angola é fruto do reconhecimento pelo governo de Angola da experiência brasileira na estruturação e implementação de seu Sistema Nacional de Educação Ambiental e de seu Programa de Nacional de Educação Ambiental, tendo o Brasil se proposto a aceitar o desafio e caminhar junto com o poder  público, liderado pelo Ministério do Urbanismo e Ambiente (MIinua) e com a sociedade civil na construção de uma educação ambiental voltada a construção de uma sociedade angolana ecologicamente sustentável e socialmente justa.

As estratégias de enfrentamento da problemática ambiental mundial, para surtirem o efeito desejável na construção de sociedades sustentáveis, requerem uma articulação coordenada entre todos os países.

Cabe às sociedade, sobretudo às dos países do hemisfério sul, dada a similitude de suas conjunturas ecológica, social e econômica, fortalecer o intercâmbio regional que vise elaborar medidas e ações de educação ambiental, que possam ser articuladas em redes de relações Sul/Sul, voltadas à proteção, recuperação e melhoria socioambiental.

Este processo vai dar sustentação para o exercício de experiências em Educação Ambiental no país  por meio de diversas atividades em parceria entre o poder público e a sociedade, com ações desenvolvidas principalmente por ONGs ambientalistas como o Juventuda Ecológica Angolana (JEA), e a  Rede Mayombe, formada por significativo numero de ONGs ambientalistas atuante na maioria das províncias de Angola.

Em outubro de 2006, três técnicos da diretoria de Educação Ambiental realizaram a segunda etapa do acordo de cooperação, relatado em documento disponível abaixo. No dia 25 de março de 2007 será iniciada a terceira etapa, com a missão de 5 técnicos do Ministério do Urbanismo e Ambiente de Angola, de 16 dias. A programação oficial será divulgada nesse espaço, assim como nas Redes de Educação Ambiental e demais veículos  de comunicação, assim que finalizada com os parceiros.

Documentos:
Projeto de Fortalecimento da Educação Ambiental em Angola 
Relatório da Missão em Angola de outubro de 2006 
Carta Aberta: Um convite aos educadores e educadoras ambientais do Brasil e de Angola 
Notícia: Missão Brasil-Angola busca parcerias em Portugal

Fim do conteúdo da página