Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Resultados

 Principais resultados obtidos na fase I do Proecotur Amazônia:

i)     Mobilização e articulação de atores governamentais e não-governamentais por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Ecoturismo para a Amazônia Legal (GTC-Amazônia), órgão de assessoramento da Coordenação do Proecotur, que tornou possível a participação e integração dos atores sociais da Amazônia, imprimindo um caráter participativo e descentralizado à gestão do Programa.


ii) Indução à institucionalização do Turismo mediante apoio à estruturação  dos órgãos estaduais de turismo na Amazônia Legal, consolidando a inserção do tema nas estruturas de governança dos nove estados da região.


iii)  Planejamento ecoturístico local e regional por meio da elaboração de Estratégias Regionais e Planos de Desenvolvimento do Ecoturismo para os 15 pólos do Programa. Estes documentos definem as diretrizes para implantação dos pólos, a partir dos atrativos turísticos efetivos e potenciais e propõem estratégias para a comercialização turística.


iv) Planejamento e implantação de projetos de apoio ao ecoturismo em Unidades de Conservação, incluindo obras de infra-estrutura, zoneamento ambiental,  planos para a criação e gestão de  diversas categorias de UCs (federais, estaduais e municipais), estudos e planos de gestão de sítios arqueológicos, planos de manejo e estratégias de uso turístico, planos de manejo espeleológico, implantação de trilhas interpretativas e sinalização turística, entre outros.


v) Implementação de pequenas obras de infra-estrutura com objetivo de preservar os atrativos naturais e melhorar as áreas de recepção turística (principalmente Centros de Atendimento ao Turista - CAT e Terminais Fluviais Turísticos - TFT).


vi)  Elaboração de 20 projetos executivos para diversas obras a serem implementadas na Fase II. Dentre estes, projetos de aeroportos, pavimentação de vias, terminais fluviais turísticos, saneamento ambiental. Também foram executadas algumas obras de infra-estrutura, saneamento e pavimentação de vias, pistas de pouso e revitalização de orlas e portos.


vii)  Apoio ao fortalecimento institucional por meio de ações de capacitação abrangendo mais de quatro mil pessoas em oficinas de sensibilização e cursos de capacitação nos temas:  Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos, Condução de Visitantes em  Ambientes Naturais, Elaboração de Planos de Manejo em Unidades de Conservação e  Oficinas de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento do Ecoturismo em Comunidades.

 

Fim do conteúdo da página