Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fases do Programa

O Proecotur Amazônia foi concebido para ser executado em duas fases. Na Fase I,  em curso,  as ações estão focadas no planejamento estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo na região. E na Fase II deverão ser viabilizados os investimentos estruturantes da atividade ecoturística nos Pólos do Programa.

 Com todos os componentes da Fase I  implementados, o Programa estimulou a estruturação do segmento na Amazônia Legal, provendo  recursos de infra-estrutura,  o fortalecimento institucional das  instâncias de gestão pública e criando condições para que a próxima etapa de investimentos seja executada com êxito.

Na etapa final da  fase I do Programa,  importantes estudos  definem as diretrizes a serem implementadas  na próxima etapa.

Dentre esses estudos:

  •  O Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial na Amazônia Legal   analisa o perfil, as características e singularidades dos  atrativos, avaliando as condições da  infra-estrutura e  serviços  turísticos da região.

 

  • O Estudo de Mercado do Turismo Sustentável para a Amazônia, elaborado a partir de pesquisas realizadas no Brasil e em 11 países da Europa, America e Ásia,  traz informações sobre a demanda turística dos mercados analisados, o perfil dos consumidores e o  potencial  de mercado para o turismo na Amazônia brasileira.

 

  • A Estratégia de Turismo Sustentável na Amazônia contempla um conjunto de diretrizes voltadas para subsidiar a elaboração de uma política específica de turismo para a região em bases sustentáveis, subsidiando também a tomada de decisão sobre os investimentos a serem implementados na próxima fase do Programa.
Fim do conteúdo da página