Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Desenvolvimento Rural > Turismo Sustentável
Início do conteúdo da página

Turismo Sustentável

O Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR) foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente com ações estruturantes de fomento ao setor ecoturístico na Amazônia Legal. Resultado de acordo firmado entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi criado com o intuito de estabelecer as condições necessárias para permitir aos nove estados da Amazônia Legal se prepararem para administrar, de forma responsável e eficiente, o desenvolvimento do ecoturismo nas suas áreas naturais.

O Programa concluiu a etapa de pré-investimentos (Fase I), que consistiu na implantação de ações focadas no planejamento estratégico local e regional, com o objetivo de indicar meios e instrumentos para nortear investimentos na região. A etapa de planejamento do PROECOTUR foi concluída em junho de 2010 e como resultado foi elaborada uma estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável. Essa estratégia foi elaborada com base no Estudo dos Mercados Nacional e Internacional do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal (realizado em 11 países e no Brasil) e no Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial da Amazônia.

O desenvolvimento das ações estratégicas contou com a participação de vários atores públicos e privados, ONGs da área de turismo e meio ambiente, ouvidas por meio de seminários e oficinas que foram realizadas em cada um dos nove estados da região. Desta forma, o Programa cumpriu um dos seus objetivos que é orientar Governo Federal, estados e municípios da região na tomada de decisões de investimentos para o desenvolvimento do turismo na Amazônia.
Fim do conteúdo da página