Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto para o Setor de Serviços de Refrigeração e Ar Condicionado


1. CONHEÇA AS AÇÕES PARA REDUÇÃO DO HCFC-22 NO SETOR DE SERVIÇOS


O setor de serviços de refrigeração e ar condicionado responde por 82% do consumo de HCFC-22 do Brasil, e, portanto, é um dos principais focos de atuação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs - PBH.

As atividades desenvolvidas têm por objetivo reduzir os vazamentos de HCFC-22 e incentivar o uso de tecnologias mais sustentáveis que não agridem a camada de ozônio e com baixo impacto ao sistema climático global. 

Esse projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e sua implementação está sob a responsabilidade da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência de cooperação bilateral alemã que atua no âmbito do PBH.

A seguir, confira um resumo das ações desenvolvidas para o Setor de Serviços:

Ações - Setor de Serviços

Status de Execução

Etapa 1 do PBH

Treinamento e capacitação de 4.900 técnicos e mecânicos para aplicação das boas práticas em sistemas de refrigeração comercial (supermercados) e sistemas de ar condicionado do tipo Split.

Finalizado

Assistência técnica para melhorar a gestão sobre a utilização do HCFC-22 ou para a sua substituição por alternativa de zero PDO e baixo GWP.

Em execução

Projetos demonstrativos sobre redução de vazamentos de HCFC-22 em 4 supermercados.

Em execução

Implantação do sistema online “PRÓ-OZÔNIO” para a documentação do consumo de HCFCs e monitoramento das atividades de manutenção de equipamentos de refrigeração em instalações comerciais.

Finalizado

Divulgação das boas práticas e de tecnologias alternativas de zero potencial de destruição do ozônio (PDO) e baixo impacto para o sistema climático global.

Finalizado

Etapa 2 do PBH

Treinamento e capacitação de 8.238 técnicos e mecânicos de refrigeração, com foco na aplicação das boas práticas para contenção de vazamentos de HCFC-22 em sistemas de ar condicionado e de refrigeração comercial

Em execução

Treinamento e capacitação de 1.000 técnicos e mecânicos de refrigeração em boas práticas, com foco no uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de zero PDO e baixo GWP para sistemas de ar condicionados e de refrigeração comercial.

Implantação de dois centros de treinamento para o uso seguro de CO2 e de HC em sistemas de refrigeração comercial.

Em Execução

Divulgação das boas práticas e de tecnologias alternativas de zero PDO e baixo impacto para o sistema climático global para conscientização do setor de serviços.

Em Execução

 

Para informações detalhadas e notícias sobre as ações efetivadas para o setor de serviços no âmbito do PBH, clique aqui.

 

2. CONHEÇA AS PUBLICAÇÕES REALIZADAS PELO PROJETO PARA O SETOR DE SERVIÇOS 

Todas as publicações realizadas pelo Projeto para o Setor de Serviços têm como objetivo ampliar o conhecimento técnico sobre redução de vazamentos de fluidos frigoríficos e difundir o uso seguro e eficiente de tecnologias alternativas de zero PDO e baixo impacto para o sistema climático global. 

Clique aqui para acessar a lista completa das publicações e realizar o download gratuito.


 
Fim do conteúdo da página