Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Eventos

A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental promove regularmente debates com especialistas e interessados sobre temas e experiências relevantes para a mudança do clima. 

CCC - Conhecimento, Café e Clima


Sobre

logo cccOs encontros “Conhecimento, café e clima” são realizados com o objetivo de oferecer mais uma oportunidade de aprendizado para governo e sociedade. O principal foco são os temas vinculados à mudança do clima e ações internacionais dentro dessa esfera, além de possíveis ações e métodos que podem ser aplicados à realidade brasileira espelhando-se em outras experiências.

 

2016

 

Evento Data Descrição Documentos/Links
Parâmetros de clima mais relevantes para análise do impacto da mudança do clima sobre a biodiversidade 18/04/2016 Com o objetivo de divulgar o conhecimento e apoiar na tomada de decisão e elaboração de políticas públicas na área de conservação da biodiversidade, o evento trouxe a público o resultado dos trabalhos contratados pelo MMA, em uma parceria entre a Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) e a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) de avaliação dos impactos da mudança do clima sobre a biodiversidade bramostra sileira. O evento divulgou o primeiro produto de uma série que os parâmetros mais relevantes da mudança do clima para estudos da biodiversidade. 

Apresentação
Lista de Presença
Inserção do Risco Climático no Investimento Público 06/12//2016 O evento teve como objetivo apresentar o projeto IPACC II – Investimento Público e Adaptação à Mudança do Clima na América Latina, um projeto realizado em cooperação entre Peru, Brasil e Colômbia, que é financiado pelo BMUB da Alemanha e executado pela GIZ. No Brasil, o projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Ministérios da Economia, Fazenda, Planejamento, e Meio Ambiente. Na ocasião, foram apresentados pela Sra Nancy Zapata (Ministério da Economia do Peru) as ações que vêm sendo desenvolvidas no Peru quanto a inserção do risco associado à mudança do clima em projetos de investimento público. Também foram apresentados pela Dra Chou Sin Chan (INPE) dados dos modelos climáticos e suas projeções para o Brasil, mostrando possíveis mudanças no clima do país, o que nos leva a reflexão para ações que auxiliem na redução de perdas e danos e nas tomadas de decisão quanto ao investimento público. Apresentação
Apresentação
Lista de Presença

2015

Evento Data Descrição Documentos e Links 
Políticas de Adaptação e sua Conexão com o Investimento Público: o caso Peruano 14/10/2015 Troca de experiências e conhecimento com representantes dos Ministérios de Meio Ambiente e de Finanças do Peru sobre a avaliação do risco climático no investimento público por meio da apresentação dos resultados do Projeto IPACC (Inversión Pública y Adaptación al Cambio Climático en América Latina) desenvolvido no Peru com apoio da cooperação técnica alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

 Lista de Presença

Soluções europeias para o gerenciamento costeiro 
  
 24/09/2015  Experiências e estudos desenvolvidos pela Profª Drª Luciana S. Esteves da Universidade de Bournemouth (Reino Unido) sobre medidas de alinhamento da linha costeira e de seus serviços ecossistêmicos frente aos impactos da mudança do clima. 

Apresentação 1

Apresentação 2
 
Mudanças do Clima e Biodiversidade  01/04/2015 Trata-se da apresentação dos trabalhos do capítulo de Biodiversidade da Terceira Comunicação Nacional (MCTI): Impactos dos Cenários Futuros de Mudança do Clima sobre os Biomas Brasileiros e trabalho da Fundação Boticário: Adaptação Baseada em Ecossistemas: Oportunidades para políticas públicas em mudanças climáticas.

 -Impactos as mudanças climáticas sobre a biodiversidade
-Adaptação Baseada em Ecossistemas 

Economia da adaptação: uma análise aplicada à bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

11/02/2015 Estudo desenvolvido pela FGV representa uma experiência de dowsncalling para vazões dos modelos climáticos regionalizados. O estudo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre MMA, ANA e FGV- GVCES, e representa o trabalho final do contrato entre o Fundo Clima e FGV-GVCES, para construção de uma base de conhecimentos e estado da arte em adaptação à mudança do clima no Brasil.

 Lista de Presença

 Análise da Vulnerabilidade a Desastres no contexto da Mudança do Clima

30/01/2015 O objetivo foi compartilhar e discutir as informações geradas pela 3º Comunicação Nacional do Brasil à UNFCCC, com relação à vulnerabilidade do país a desastres no contexto de mudança do clima

 Apresentação 


2014

 

Evento Data Descrição Documentos e links 
Mudança do Clima e Migração   05/12/2014 Parceria promovida pelo Ministério
do Meio Ambiente com a Organização Internacional para as Migrações - OIM
e com Observatório das Migrações Internacionais - OBMIGRA.O objetivo
foi estimular o debate sobre a relação entre a Mudança do Clima e Migração, com vista à incorporação dessa temática na estratégia de adaptação do país.

 Programação
Lista de Presença

Apresentações
-Programas de políticas públicas que vinculam migração e mudança climática
-Enfoque de direitos humanos dos migrantes e questões pertinentes ao contexto brasileiro
Adaptação à Mudança do Clima e Gestão de Riscos: Lições aprendidas no Processo de Planejamento e Desenvolvimento em Cidades do Peru 10/09/2014 O objetivo  foi a apresentação das experiências do Peru na preparação e execução das políticas nacionais de adaptação à mudança do clima.  Apresentação

Estado da arte das negociações internacionais em adaptação da UNFCCC 13/08/2014 O objetivo foi apresentar as negociações internacionais em adaptação. Apresentação
Monitoramento & Avaliação de Adaptação em níveis agregados: Uma análise comparativa de 10 sistemas 25/08/2014 O objetivo foi partilhar a experiência com o desenvolvimento de sistemas nacionais de monitoramento e avaliação da adaptação em relação à mudança do clima.

-Apresentação 
-Conjunto de Ferramentas para a Monitorização e Reporte do PPCR

 

 

 

 

Lançamento do Ciclo e Ferramenta de Elaboração de Estratégias de Adaptação Para Organizações da Sociedade Civil 

Sobre

O evento tem como objetivo divulgar o Ciclo e a Ferramenta de apoio à elaboração de estratégias em adaptação. O ciclo e a ferramenta visam apoiar o planejamento em adaptação à Mudança do Clima nos projetos e programas liderados pelas organizações da sociedade civil. Trata-se de uma parceria entre MMA, GVces, UKCIP e Embaixada Britânica. 

Data: 29/02/2016 às 16h
Local: Auditório Ipê Amarelo - Ministério do Meio Ambiente (Sede) - Esplanada dos Ministérios, Bloco B 

Curso Environmental Based Adaptation ou Adaptação Baseada em Ecossistemas

Sobre

A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) e Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a "Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit" (GIZ), realizaram entre os dias 28 e 30 de agosto e entre os dias 03 e 05 de setembro de 2013, o curso de introdução à Adaptação Baseada em Ecossistemas.

O objetivo foi capacitar servidores e técnicos de governos estaduais e do governo federal na ferramenta Adaptação Baseada em Ecossistemas (ABE), divulgando essa metodologia como um dos subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas.


Seminário “Opções Metodológicas para identificação da Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas no Brasil e na União Europeia” 

Sobre

Realizado em 04 de novembro de 2014, o objetivo do evento foi apresentar e discutir diferentes metodologias e abordagens para identificação da vulnerabilidade às mudanças climáticas, a partir de experiências no Brasil e na UE, com vistas a apoiar a elaboração de uma estratégia nacional de Adaptação.

Seminário: “Indicadores de Vulnerabilidade da População à Mudança do Clima no Brasil”

Sobre

Realizado entre 25 e 26 de março de 2015, o objetivo do seminário foi apresentar ao governo federal, aos estados participantes, e a pesquisadores e gestores especialistas, a proposta do índice para a avaliação da vulnerabilidade da população aos impactos da mudança do clima em escala municipal. Esse evento foi realizado no âmbito do Projeto Indicadores de Vulnerabililidade à Mudança do Clima.

Neste seminário a proposta foi avaliada criticamente por representantes de várias agências públicas e instituições de pesquisa do país. Os produtos e conclusões do seminário serão importantes para subsidiar o aperfeiçoamento da proposta, a ser utilizada no Projeto.

 
3º Workshop Adaptation Futures

Sobre

O 3º Workshop Adaptation Futures, realizado no âmbito do Programa PROVIA das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA- UNEP), foi realizado na cidade de Fortaleza entre os dias 12 e 16 de maio de 2014. O seminário recebeu apoio do Fundo Clima e representa o principal fórum internacional para o debate e discussão científica do tema adaptação as mudanças climáticas, consistindo em uma das principais iniciativas para sistematização e disseminação de pesquisas e projetos em Adaptação às Mudanças Climáticas no mundo. O seminário consistiu em quatro dias de palestras, apresentações orais e sessões de pôsteres. No último dia, ocorreu ainda um Workshop Internacional de Alto Nível sobre Políticas de Seca para as regiões áridas e semiáridas do mundo. 

A SMCQ organizou um side event neste seminário, no dia 13 de maio, com o objetivo de apresentar à comunidade científica e aos participantes do evento os esforços do Governo Federal na Construção do Plano Nacional de Adaptação. As apresentações incluíram iniciativas de análise da vulnerabilidade em diferentes setores e escalas.

Side Event: “Adaptation in Brazil: Vulnerability Assessment and Governamental Efforts in Different Approaches”



2ª Oficina da Câmara Técnica CNI sobre Adaptação as Mudanças Climáticas: “Diálogo com o Setor Privado sobre Adaptação à Mudança do Clima no Brasil”



Sobre

Realizado em 24 e 25 de setembro de 2014, o objetivo desta oficina foi apresentar o resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GT Adaptação e das redes setoriais/temáticas, para a Câmara Técnica de Adaptação da CNI. 

MMA e MCTI apresentaram os resultados alcançados até o momento pelo GT Adaptação, e os coordenadores das Redes Água, Biodiversidade e Força Tarefa Zona Costeira também apresentaram seus trabalhos. Foi realizada também apresentação dos resultados recentes alcançados pela equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na regionalização de modelos climáticos usando os cenários atualizados do Assessment Report 5, AR 5, lançado em 2014, pelo IPCC.

 

Fim do conteúdo da página