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Definições

Ciclo de condução
Cilindradas
Combustível
Ensaio de homologação
Especificação de motor 
Gases do efeito estufa (GEE)
Limite de Emissão
Opacidade
Poluentes Atmosféricos
Relatório de Valores de Emissão de Poluição- RVEP 
Transmissão
Veículo Flex Fuel
Veículo Tetrafuel


Ciclo de condução - Procedimento para determinação de emissões veiculares, sendo composto de um conjunto diferente de parâmetros: velocidade, distância, aceleração, tempo de condução, duração e freqüência de partidas e paradas com objetivo de simular um padrão de condução próximo da realidade.
No Brasil o ciclo de condução adotado para determinação de várias emissões em veículos leves e comerciais leves, entre as quais o CO2, é o ciclo americano conhecido como FTP-75 (Federal Test Procedure 75). Os procedimentos relativos a este ensaio são descritos na Norma Brasileira (NBR 6601). Existem outros ciclos de testes empregados no mundo: o Europeu (NEDC - New European Drive Cycle), o Japonês e o Americano (CAFE - Corporate Average Fuel Economy). Convém salientar que as emissões veiculares e consumo de combustíveis dependem da forma de condução, o que torna inadequada a comparação direta dos resultados obtidos para o mesmo veículo ensaiado sob diferentes ciclos (Europeu, Americano ou Japonês).
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Cilindradas (litros ou centímetros cúbicos) - A cilindrada ou volume de deslocamento do motor é definido como o volume varrido pelo deslocamento de uma peça móvel numa câmara hermeticamente fechada durante um movimento unitário. Este conceito aplica-se em diferentes tipos de bombas e motores. O movimento unitário corresponde a uma ida e volta no caso de um dispositivo linear como um pistão, ou a uma rotação no caso de um dispositivo giratório.
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Combustível - No Brasil, no caso de veículos, os combustíveis usuais são o etanol (álcool etílico hidratado), gasolina misturada com álcool anidro, óleo diesel e gás natural veicular (GNV). Os veículos são ensaiados com todos os combustíveis para os quais foram projetados.
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Ensaio de homologação - referência ao número de testes realizados para determinação das emissões veiculares conforme a Resolução CONAMA 299/01 e instrução normativa IBAMA no. 28.
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Especificação de motor - Informações gerais tais como nome e/ou codificação própria do fabricante, número de válvulas e se o veículo é Flex ou não. São informações fornecidas pelo fabricante no RVEP.
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Gases do efeito estufa (GEE) - Os GEE são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida. Os GEE emitidos por veículos incluem o dióxido de cabono, o metano, o dióxido de nitrogênio e os hidroflurocarbonos.
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Limites de Emissão - São os valores máximos legalmente estabelecidos em gramas por quilômetro de poluentes para veículos leves e comerciais leves
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Opacidade - Medida da impenetrabilidade da radiação eletromagnética ou de outros tipos de radiação. Quando a luz colide com uma interface entre duas substâncias, pode ser parcialmente refletida, dispersada, absorvida e/ou transmitida. Uma substância opaca transmite muito pouca luz, e entretanto reflete, dispersa, ou absorve a maioria esta. A medida da opacidade é realizada pela quantificação da fuligem ou fumaça preta através de um equipamento chamado opacímetro.
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Poluentes atmosféricos - qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Resolução CONAMA 05/1989).
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RVEP - A cada início de semestre civil, o fabricante ou importador representante, deverá fornecer ao Instituto Brasileiro dos Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, num prazo de trinta dias, o RVEP (Relatório de Valores de Emissão da Produção) relativo ao semestre imediatamente anterior (Resolução CONAMA 299/01).
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Transmissão - caixa de engrenagens que fornece relações diferentes da engrenagem entre o motor e as rodas da movimentação para ter um melhor aproveitamento do torque. A transmissão pode ser manual (M), semi-automática (SA), automática (A) e continuamente variável (CVT). Quando acompanhada de um número se refere ao número de velocidades possíveis.
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Veículo Flex Fuel - em inglês: flexible-fuel vehicle - FFV ou dual-fuel vehicle (veículo de combustível duplo) - veículo equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos (Ciclo Otto) que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível. O veículo de combustível flexível mais comum disponível no mercado mundial utiliza a gasolina ou o álcool . Um sensor detecta a mistura do combustível e ajusta a injeção de acordo com a mistura. Assim pode-se usar tanto álcool quanto gasolina, ou uma mistura dos dois em qualquer proporção.
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Veículo Tetrafuel - Veículo flex que permite o uso de 4 combustíveis diferentes: gás natural veicular (GNV), álcool hidratado, gasolina (adicionada de álcool anidro) e gasolina pura.
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