Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia Mundial das Áreas Úmidas 2018

Áreas Úmidas para um futuro urbano sustentável

2 de fevereiro de 2018      


Em 1997, o dia 2 de fevereiro foi instituído pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar como Dia Mundial das Áreas Úmidas (World Wetlands Day). A data foi definida em homenagem ao dia da adoção da Convenção: 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

A finalidade do Dia Mundial das Áreas Úmidas é estimular a realização, por governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas, para a necessidade de sua proteção e para os benefícios que o cumprimento dos objetivos da Convenção pode proporcionar.

A cada ano, o secretariado da Convenção sugere um tema para as ações desenvolvidas pelos países membros da Convenção de Ramsar.

O aumento do número de cidades faz com que a demanda por terras afete as áreas úmidas  que são degradadas e transformadas em áreas construídas. A preocupação com o ambiente urbano e as áreas úmidas fez com que a  Convenção de Ramsar escolhesse como tema de 2018 a discussão sobre a importância das Áreas Úmidas para um futuro urbano sustentável.

Os materiais de divulgação estarão disponíveis em português em breve e os materiais em inglês, espanhol e francês podem ser acessados no link  www.worldwetlandsday.org . 



Dia Mundial das Áreas Úmidas - Anos Anteriores:

20182017 |2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011
Fim do conteúdo da página