Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Água > Água Doce > Sistema de Informações do Programa Água Doce
Início do conteúdo da página

Sistema de Informações

 system infor
                                           Acesse Aqui!

O objetivo Sistema de Informações do Programa Água Doce é estruturar um banco de dados de interesse do Programa com informações provenientes das fases de diagnósticos, implantação/recuperação e manutenção e monitoramento, para que seja possível acompanhar a execução do Água Doce, garantindo o funcionamento dos sistemas de dessalinização, sua sustentabilidade e ofertando água de qualidade às localidades atendidas.

Para viabilizar a organização e a tomada de decisões a contento, possibilitando identificação de comunidades a serem atendidas e o dimensionamento adequado dos sistemas de dessalinização, em agosto de 2016 foi lançado o Sistema de Informações do Programa Água Doce (aguadoce.mma.gov.br) pela equipe do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água com o apoio da Coordenação Geral de Tecnologia do Ministério do Meio Ambiente (CGTI).

O conjunto de dados representativo possibilitará a apreciação da região atendida (Raio-X) por meio de diversificadas dinâmicas auferidas pela coleta de dados nas fases do PAD, possibilitando um maior conhecimento socioambiental da região, fomentando a publicidade de dados, induzindo que a tomada de decisões análises embasadas por meio de dados concretos e atualizados.

Espera-se que o banco de dados do Programa amplie o conhecimento sobre o semiárido brasileiro e a interface de objetivos comuns norteie processos de integração entre as políticas públicas, otimizando estratégias de ações e obtenção de resultados importantes em âmbito social, ambiental e econômico.

APLICATIVO PAD

Com a finalidade de contribuir com a gestão e o acompanhamento das ações do PAD, foi desenvolvido um aplicativo mobile do Programa Água Doce para aproximar a Coordenação Nacional, os coordenações estaduais e as comunidades atendidas pelo Programa. O objetivo do aplicativo é ter um canal de acesso à informação sobre os Sistemas de Dessalinização implantados, conforme metodologia do Programa Água Doce.

No Aplicativo, usuários do sistema de dessalinização, técnicos das coordenações, núcleos estaduais, Coordenação Nacional e comunidades atendidas podem inserir informações e colaborar com o desenvolvimento do banco de dados do PAD.

Além de contribuir com o cadastro de informações relacionadas ao funcionamento dos sistemas de dessalinização, os demais poderão acompanhar de dados atualizados sobre a execução do Programa Água Doce.

O cidadão que optar por ter acesso ao aplicativo, poderá fazer o download nas lojas virtuais da Apple Store e Play Store e deverá aceitar o Termo de Uso e a Política de Privacidade do Aplicativo do Programa Água Doce.

Fim do conteúdo da página